Transmitir aspectos teóricos e práticos sobre o tema, com enfoque nos entendimentos do Tribunal de Contas da União acerca dos pontos mais controvertidos da legislação específica.
Apresentar a legislação que rege o processo de tomada de contas especial no âmbito da Administração Pública e os conceitos básicos sobre o tema; delinear o desenvolvimento do processo de TCE, desde o conhecimento dos fatos; a formalização do processo; a análise do Controle Interno, até o julgamento pelo Tribunal de Contas da União; informar os documentos que devem compor o processo de TCE e detalhar seu conteúdo; apresentar os entendimentos do Tribunal de Contas da União sobre a matéria e esclarecer pontos jurídicos relevantes para a validade do processo de tomada de contas especial.
Proporcionar aos profissionais que atuam no setor público uma visão atualizada da forma como o TCU define a responsabilidade dos agentes públicos e privados.Apresentar os principais problemas detectados nas fiscalizações realizadas pelo TCU na área de licitações e de contratação direta no âmbito da Administração Pública.Apresentar casos concretos julgados pelo TCU.Debater e esclarecer dúvidas sobre aspectos relacionados aos temas deste seminário.
A atribuição de responsabilidades pelo Tribunal de Contas da União constitui uma das atribuições mais relevantes da Corte de Contas Federal, além de provocar um significativo impacto na vida profissional dos responsáveis cujas condutas são avaliadas pelo TCU.
No presente seminário, são analisadas de forma detalhada as principais hipóteses de responsabilização de agentes públicos sob o ponto de vista do Tribunal de Contas da União, visando esclarecer dúvidas e alertar esses agentes sobre o que deles se espera. Além disso, são abordados critérios de julgamento adotados pelo Tribunal quando da avaliação da conduta dos gestores públicos.
Cabe ressaltar que a avaliação pelo TCU da conduta dos responsáveis possui nuances que a distinguem daquela procedida pelo Poder Judiciário e por outros órgãos de controle da Administração Pública.
Finalmente, cabe destacar que serão analisados casos concretos, com o intuito de mostrar como o TCU tem efetivamente analisado as questões abordadas neste treinamento.
A Tomada de Contas Especial – TCEé um instrumento legal utilizado pela Administração Pública para obter o ressarcimento de eventuais prejuízos. No âmbito federal, foi regulamentadapela Instrução Normativa nº 71/2012 do Tribunal de Contas da União.
O TCU julga os processos de Tomadas de Contas Especial, podendo responsabilizar agentes públicos e privados, desde que seja comprovada a prática de atos que ocasionaram uma lesão ao Erário federal.
Dirigentes de órgãos e entidades federais interessados no assunto; Técnicos e analistas das diversas áreas da administração pública que se relacionam com o tema.
1. Noções gerais
Considerações iniciais
Legislação aplicável
Conceito, características e objetivos
Hipóteses de instauração e pressupostos
Procedimento prévio
Competência para instauração
Fase Interna
Procedimentos para instauração da TCE
Identificação do responsável
Da quantificação do dano
Conclusão do tomador de contas
Manifestação da autoridade instauradora
Atuação do controle interno
Pronunciamento ministerial e remessa ao TCU
Fase Externa
Noções sobre a estrutura e funcionamento do TCU
Exercício do direito de defesa
Análise da defesa
Julgamento
Sanções e outras medidas
Da execução e dos efeitos das decisões do TCU
1. Licitações
Caminhos para a Contratação
Fases da Licitação
Definição do Objeto
Elaboração do Projeto Básico/Termo de Referência
Elaboração do Orçamento Estimado
Sistema de Registro de Preços
CONTRATAÇÃO DIRETA
Licitação ou contratação direta.
Diferenças entre dispensa e inexigibilidade de licitação
Formação do processo
Análise da contratação direta pela assessoria jurídica
Publicação do ato e do contrato
Dispensa de licitação em razão do valor – cautelas necessárias
Contratação emergencial – requisitos a serem observados
Licitação deserta e fracassada – exigências legais
Remanescente de obra, serviço ou fornecimento –cuidados a observar
Inexigibilidade de Licitação – hipóteses legais
Dimensões da Responsabilidade
Ato ilícito
Conduta
Responsabilidade objetiva
Responsabilidade subjetiva
Responsabilização segundo a nova LINDB
Dosimetria das Sanções na LINDB
Boa-fé
Aplicação de sanções pelo TCU
Violação de princípios
4. Agentes responsáveis perante o TCU
Agentes públicos
Licitações Públicas
Comissão de Licitação
Pregoeiro e Equipe de Apoio
Autoridade Superior
Ordenador de Despesa
Parecerista Jurídico
4.2. Agentes privados
Responsabilização de pessoas jurídicas
5. Atos de Improbidade administrativa
Lei da Ficha Limpa
6. Lei Anticorrupção Empresarial
20h/a de 8h30 as 12h30
MINISTRO BENJAMIN ZYMLER
Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Substituto em 1998, por meio do concurso público de provas e títulos. Ocupou o cargo de Presidente da Corte de Contas, no Biênio2011/2012. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília - UNB, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e em Direito pela Universidade de Brasília – UNB. Ministrou cursos e palestras em diversos institutos, tais como Escola de Magistratura do Distrito Federal e Territórios, Escola da Magistratura do Trabalho e Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Professor do Centro Universitário de Brasília – Uniceub. É autor das obras “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas", “Direito Administrativo”, “Política & Direito: uma Visão Autopoiética”, “Processo Administrativo no Tribunal de Contas da União”, “Regime Diferenciado de Contratação – RDC” e “Lei Anticorrupção – Lei n° 12.846/2013 – Uma Visão do Controle Externo”.
KARINE LÍLIAN DE SOUSA COSTA
MBA em Gestão da Administração Pública, pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica – ICAT. Curso Superior de Direito, pelo Centro Universitário de Brasília – Ceub (Brasília/DF). Participou do Programa de Formação de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Instituto Serzedello Corrêa do TCU, com duração de 264 horas (Brasília/DF). MAGISTÉRIO: Conteudista do curso “Prestação de Contas: Dever do Gestor, Direito da Sociedade”, promovido pelo TCU. Instrutora do Instituto Serzedello Correa do TCU. Palestrante e conferencista de cursos nas áreas de licitações e contratos, convênios, processo no TCU e tomada de contas especial. PUBLICAÇÕES: Co-autora do livro Licitações & Contratos – Orientações Básicas, editado pelo Tribunal de Contas da União. Autora de artigo publicado na Revista do TCU.
E
GUILHERME HENRIQUE DE LA ROCQUE ALMEIDA
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Assessor do Ministro Benjamin Zymler. Ex-Secretário-Geral de Controle Externo do TCU. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Especialista em Direito Público. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas. Professor de Direito Administrativo e de disciplinas ligadas ao controle externo da Administração Pública. Professor do Instituto Serzedelo Corrêa, órgão responsável pelo treinamento e formação dos servidores do TCU. Ministrou diversas disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Universidade de Brasília. Proferiu palestras na Universidade de Brasília, na Escola da Advocacia-Geral da União e na Universidade Potiguar. Ministrou vários cursos abertos e in company, nas áreas de controle externo, Direito Administrativo e Regulação de Serviços Públicos.
É autor das seguintes obras: “Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União Anotada”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas” (em parceria com o Ministro Benjamin Zymler), “Direito Administrativo” (em parceria com o Ministro Benjamin Zymler e com Ricardo Neiva) e “As transferências financeiras da União e seu controle pelo TCU”. Co-autor dos seguintes livros coletivos: “Sociedade Democrática, Direito Público e Controle Externo” e “O novo Direito Administrativo Brasileiro – O Estado, as Agências e o Terceiro Setor”. Publicou diversos artigos em revistas e sites especializados.
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 1.790,00 (Mil setecentos e noventa reais) por participante.
A cada 05 inscrições da mesma empresa neste treinamento, concederemos a 6ª como cortesia.
A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
* Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
* Duração do curso: 20 horas
* Emissão do certificado em formato digital.
Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
· Computador com bom desempenho;
· Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
· Webcam e microfone;
· Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
· Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.
A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.
Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 18.133.018/0001-27 I.E.: 07.643.346/001-63
END.: Rua Eugênio Jardim Qd. 26 Lt. 13 sala 201- Brasília-DF
CEP: 73.330-073
Dados Bancários:
Banco do Brasil Agência: 2883-5 C/C 25.595-5
CADASTRADA NO SICAF