Capacitar os participantes a identificar e compreender:
- a estrutura da Administração Pública;
- as Classificações Orçamentárias (imprescindíveis para a gestão patrimonial);
- as características e classificações do Patrimônio e Material com enfoque orçamentário;
- as normas de gestão de material, Fórmulas de Estoque;
- as normas de Desfazimento de Bens Móveis
- as tipos de inventários, particularmente, nas transferências de responsabilidade;
- as rotinas de controle interno de controle patrimonial;
O curso tem por objetivo valorizar a área de material e patrimônio e aproximá-la da execução financeira, de maneira que os conhecimentos não fiquem estanques. É indispensável o correto tratamento físico e contábil dos bens, além de uma rotina para o controle do patrimônio, seu desfazimento, sua escrituração, sua depreciação e reavaliação e o cálculo de estoques.
Servidores que exercem funções relacionadas, direta ou indiretamente, a Compras, Almoxarifado, Patrimônio, Material, Finanças, Orçamento e Controle Interno, nas esferas Federal, Estadual Municipal dos três Poderes, além de escritórios de contabilidade que apóiam os municípios.
Noções Básicas de Execução Financeira, Orçamentária e Contábil (Atualizado pelo MCASP)
Orçamento. Classificação Institucional, Funcional, Programática e por Natureza da Despesa.
Restos a pagar e Despesa de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos (Adiantamentos).
Consolidação das contas públicas
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Impropriedades encontradas na classificação orçamentária que acarretam erros na contabilidade patrimonial.
Patrimônio
Preceitos constitucionais. Formação, preservação e classificação. Agregação de valor aos
Ativos Imobilizado e Intangível. Classificação patrimonial de material oriundo de serviços. Foro e Laudêmio.
Estudo de Caso
Normas de Controle Interno de Almoxarifado, Bens Móveis e Imóveis (Roteiro)
Material
Consumo e Permanente. Parâmetros excludentes de material permanente. Recebimento Provisório e Definitivo. Renovação e Saneamento de estoques. Cálculos dos Estoques Mínimo e Máximo, Consumo Médio, Ponto de Ressuprimento e Quantidade a Resssuprir. Tipos e finalidades dos Inventários. Controle de bens através rádio frequência (RFID). Sistema Básico de Material. Processos de Fornecimento. Estoques Patrimoniais. Guarda e Conservação.
Estudo de Caso
Prática para cálculo de estoques.
Compras Governamentais
Abordagem básica dos sistemas atuais. Casos reais da atuação de Fiscal/Gestor de contratos.
Movimentação de material
Incorporações e orçamentárias e extra-orçamentárias. Desincorporação. Relatórios de Almoxarifado-RMA e de Bens Móveis-RMB. Comodato.
Desfazimento de Bens Móveis
Baixas Patrimoniais. Normas de desfazimento. Transferência, Doação, Cessão, Permuta e Tipos de Alienação. Abandono e Inutilização. Modelos de Termos de Desfazimento e Termo Circunstanciado Administrativo-TCA.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
Impropriedades na agregação de ativos
Depreciação e Reavaliação
NBCT 16.9 e 16.10
Avaliação, reavaliação e depreciação.
Conceitos, responsabilidades e procedimentos.
Estudo de Caso-Discussão de Assuntos Polêmicos
-Bens adquiridos antes da nova legislação; Bens com valores defasados
-Teste de Recuperabilidade
16h/a das 8h30 às 12h30
Paulo Silvio Faria: Graduado como Oficial do Exército-1971, Mestrado-Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais-1981, Doutorado-Escola de Comando e Estado-Maior-Estratégia Nacional-1986. Na área pedagógica tem os cursos de Operacionalização de Objetivos Educacionais-CEP, de Análise Ocupacional-CEP e de Organização e Métodos-FGV. No Exército foi chefe de Seções de Orçamento, de Finanças e de Patrimônio de Departamentos e Diretorias; Foi instrutor (professor) de a Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finança (Órgão Regional de Controle Interno com 98 UG).Na vida civil foi Diretor Adm-Fin do DETRAN/RJ;Assessor da Presidência do IPERJ;Pró-Reitor Administrativo da Universidade SUAM;Coordenador de projetos no Núcleo Superior de Estudos Governamentais/UERJ;Consultor da OM&RM Auditoria e Consultoria.Possui Moção de Louvor pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.Atualmente ministra cursos em diversas empresas nas áreas de Orçamento,Finanças,Almoxarifado,Patrimônio e Controle Interno,já tendo participado da capacitação de mais de 14000 alunos.Foi professor de MBA em Gestão Pública e Pós-graduação em Direito e Adm Pública nas Universidades Cândido Mendes e Castelo Branco, no Rio de Janeiro.
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 1.290,00 (Mil duzentos e noventa reais) por participante.
A cada 04 inscrições da mesma empresa, neste treinamento, concederemos a 5ª como cortesia.
A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
* Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
* Duração do curso: 16 horas
* Emissão do certificado em formato digital.
Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
· Computador com bom desempenho;
· Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
· Webcam e microfone;
· Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e
· Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.
A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.
Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
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