- Apresentar os conceitos relevantes relativos às tomadas de contas especiais e, em seguida, discutir os pontos polêmicos relacionados com esse tema.
A Tomada de Contas Especial – TCE, que é um instrumento legal utilizado pela Administração Pública para obter o ressarcimento de eventuais prejuízos, tem sua regulamentação na Instrução Normativa nº 71, de 28/11/2012, do Tribunal de Contas da União.
ü Considerações iniciais
ü Contas ordinárias
ü Contas especiais
ü Contas extraordinárias
ü Legislação aplicável
ü Conceito
ü Características
ü Objetivos
ü Hipóteses de instauração
ü Pressupostos
ü Procedimento prévio
ü Competência para instauração
ü Tipos de TCE
ü Limite mínimo para instaurar TCE
ü Inscrição no Cadin
ü Termo Circunstanciado Administrativo
ü Dispensa de instauração de TCE pelo decurso de prazo
ü Arquivamento de TCE já autuada
ü Fases da TCE
ü O Sistema e-TCE
16h/a de 8h30 as 17h30
Guilherme Henrique de La Rocque Almeida: Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. Assessor do Ministro Benjamin Zymler. Ex-Secretário Geral de Controle Externo. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Especialista em Direito Público. Especialista em Avaliação de Políticas Públicas. Professor de Direito Administrativo e de disciplinas ligadas ao controle externo da Administração Pública. Professor do Instituto Serzedelo Corrêa, órgão responsável pelo treinamento e formação dos servidores do TCU. Ministrou diversas disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Universidade de Brasília. Proferiu palestras na Universidade de Brasília, na Escola da Advocacia-Geral da União e na Universidade Potiguar. Ministrou vários cursos abertos e in company, nas áreas de controle externo, Direito Administrativo e Regulação de Serviços Públicos. É autor das seguintes obras: “Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União Anotada”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas” (em parceria com o Ministro Benjamin Zymler), “Direito Administrativo” (em parceria com o Ministro Benjamin Zymler e com Ricardo Neiva) e “As transferências financeiras da União e seu controle pelo TCU”. Co-autor dos seguintes livros coletivos: “Sociedade Democrática, Direito Público e Controle Externo” e “O novo Direito Administrativo Brasileiro – O Estado, as Agências e o Terceiro Setor”. Publicou diversos artigos em revistas e sites especializados.
VALOR NORMAL DA INSCRIÇÃO: R$ 2.790,00 (dois mil setecentos e noventa reais) por participante.
INCLUSO: Material didático e de apoio, Pasta Executiva, Coffee Break, Almoço e certificado de participação.