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Curso EAD ao Vivo: Curso Avançado para Ordenadores de Despesa e Gestores Públicos - Nos dias 22 a 26 de novembro





Objetivos do curso

 

Administrar um órgão público requer conhecimento multidisciplinar e embasamento legal. Para além das responsabilidades financeiras, o presente curso visa preparar os gestores para lidar com as diferentes áreas administrativas presentes em todos os órgãos públicos. Por tratar de diversos temas básicos da atividade de gestão, o curso não pretende esgotar o assunto de cada área. Considerando o disposto na legislação, na jurisprudência aplicável e as melhores práticas de gestão reconhecidas, objetiva-se sensibilizar o gestor de suas responsabilidades bem como fornecer capacidade e alternativas para evitar ou enfrentar diversas situações.

 

Justificativa

Administrar um órgão público requer conhecimento multidisciplinar e embasamento legal. Para além das responsabilidades financeiras, o presente curso visa preparar os gestores para lidar com as diferentes áreas administrativas presentes em todos os órgãos públicos. 

Público-alvo

 

Ordenadores de despesa, Gestores, Agentes de Controle Interno, Agentes de Controle Externo, Membros de Comissão de Processo Disciplinar, membros de Comissão permanente de licitação e servidores públicos ocupantes de cargos de direção ou chefia na administração federal, estadual ou municipal.

 

Conteúdo Programático

ORDENADOR DE DESPESAS  

Atividades, atribuições e responsabilidades; Controle e delegação de competências; Distribuição da força de trabalho e a Segregação de funções; Prestação de contas e Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF; Motivação de atos administrativos;  

DIREITO FINANCEIRO E CONTABILIDADE PÚBLICA

Empenho, Liquidação, Pagamento e Ciclo Orçamentário; Conceitos e Execução da Despesa Pública; Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores; Suprimento de Fundos, Cartão de Crédito Corporativo e Regime de Adiantamento; PPA, LDO, LOA e Cronograma de Desembolso; Fracionamento de Despesa;                Planejamento Estratégico vinculado ao orçamento

 

 GESTÃO DE PESSOAS

Legalidade e qualidade na gestão de pessoas na administração pública; Recrutamento e Seleção de servidores e cargos comissionados; Avaliação de desempenho; Aspectos culturais da gestão pública no Brasil; Amplitude Administrativa.

LICITAÇÕES E CONTRATOS

Problemas mais comuns enfrentados pelos gestores; controle e qualidade nas aquisições; Nova Lei de Licitações; Planejamento de contratações; Análise de mercado e Pesquisa de Preços; Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preços; Licitação de materiais e equipamentos padronizados; Contratação Emergencial; Serviços Terceirizados; Dispensas e Inexigibilidades de licitação;  Designação de pregoeiro e sua equipe; Gestão e Fiscalização de Contratos; Acréscimos, supressões, repactuação e aditivos contratuais; Sanções; Jurisprudência e estudo de casos.

OBRAS e REFORMAS

Planejamento e gerenciamento; Projeto básico, Projeto Executivo, Custo de Obras, Anotação de Responsabilidade Técnica; Regimes de excussão; Fiscalização e controle.

GESTÃO PATRIMONIAL

(Bens de consumo e Permanentes): Atividades de Almoxarifado e Gestão de Estoques; Controle Patrimonial; Recebimento, transferência interna, baixa do bem e desfazimento de bens; Inventários e documentos; Gestão e controle de imóveis

CONTROLES INTERNO E CONTROLE EXTERNO

Responsabilidades junto ao Controle Interno e ao Controle Externo; Lei de Responsabilidade Fiscal e Limite de Gastos.

 GOVERNANÇA, COMPLIANCE e GESTÃO DE RISCOS

 Tipos de Accountability na Administração Pública; Boas Práticas e Prevenção de Fraudes.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, INDICADORES E RESULTADOS

Obrigatoriedade, conceitos e elaboração; Desenvolvimento e gestão de objetivos, indicadores e metas para as áreas fim e meio; Integração com as Leis Orçamentárias; Instrumentos de Planejamento (PPA, LDO e LOA)

 

TRANSPARÊNCIA

 

Legislação e aplicação prática.

Carga Horária

20h/a das 8h30 às 12h30

Facilitadores (Professor)

 IGOR VIDAL ARAÚJO: Com  17 anos de experiência em auditoria no setor público, possui mestrado acadêmico em Gestão Organizacional pela Universidade de Brasília, atuou como professor na UNB (Universidade de Brasília) nas matérias: “Governo e Administração do Brasil” e “Orçamento Público”, exerceu o cargo de Secretário de Controle Interno do MINISTÉRIO DA DEFESA (DAS-5). Atualmente, no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) é responsável pelas auditorias externas, bem como desenvolver normas sobre transparência e auditoria para todos os órgãos do Ministério Público Brasileiro.

Obras:

Manual de Reformas na Administração Pública, Ministério da Defesa, 2017 (Coautor e Revisor)

Manual de Controles Internos do Ministério da Defesa - 2016 (Coautor e Revisor)

Manual de Pesquisa de Preços da CISET, Ministério da Defesa, - 2016 (Coautor e Revisor)

Livro: Manual do Ordenador de Despesas, CNMP, 2015 - (AUTOR)

Manual do Portal da Transparência, CNMP, 2015 - (Coautor e Revisor)

Livro: Administração Pública para Concursos, Vesticon, 2013 - (AUTOR)

Mais informações em https://www.linkedin.com/in/igoradm/

 

Investimento

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 1.690,00 (Mil seiscentos e noventa reais) por participante.

 

BENEFÍCIOS:

·         Material de apoio personalizado (apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download)

 

·         Certificado de participação

Observação

A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

Características:
* Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
* Duração do curso: 16 horas

* Emissão do certificado em formato digital.

 
REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

·        Computador com bom desempenho;

·        Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;

·        Webcam e microfone;

·        Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone); e

·        Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome, ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.

 

Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

 
AMBIENTE:

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

ACESSO:

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

METODOLOGIA:

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

 

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Dados da Instituição

Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 18.133.018/0001-27          I.E.: 07.643.346/001-63
END.: Rua Eugênio Jardim Qd. 26 Lt. 13 sala 201- Brasília-DF
CEP: 73.330-073
Dados Bancários:
Banco do Brasil Agência: 1230-0 C/C 125595-9

CADASTRADA NO SICAF 

Inscrição

Formulário de Inscrição Capacity Treinamentos

 
 
Responsável pela inscrição
 
Participantes




















 
Responsável pelo recebimento da Nota:
 
Forma de pagamento

Empenho Depósito ou Transferência
 
Algum dos participantes possui algum tipo de necessidade especial?

Sim Não




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