Conhecendo e Praticando as Funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial - SIADS

Realização

12 a 13 de dezembro de 2024

Carga Horária

16 h/a

Horários

8h30 às 17h30

Tipo

EAD

Objetivos do curso

Apresentar as funcionalidades práticas na operacionalização do SIADS, visando alcançar servidores públicos que atuam direta e indiretamente na gestão de bens de consumo e permanente. É imprescindível conhecer as funcionalidades do SIDAS relacionadas com gestão e controle do patrimônio público, visando conciliação de saldos dos bens permanentes e materiais de consumo, em atendimento a Portaria ME nº 4.378, de 11 de maio de 2022. 

Justificativa
Público-alvo

Servidores públicos que atuam na gestão patrimonial através do SIADS. Gestores patrimoniais, controles internos, auditorias internas; comissões de inventário, desfazimento de bens e reavaliação. 

Conteúdo Programático

Noções de Gestão Patrimonial:

Conceitos de patrimônio público; 

a importância do controle patrimonial; 

O papel do gestor de patrimônio; 

Classificação de materiais; 

Noções de natureza de Despesa e contas contábeis na operacionalização do sistema.

 

Apresentação do SIADS:

Exigências legais pelos órgãos de controle; 

Perfis e senhas de acesso ao Sistema.

 

Cadastro de Material:

Tabelas de apoio;

Consulta catálogo de material;

Consulta item SIASG; consulta por item; 

Personalização de materiais visando inclusão e implantação.

 

Tabela de Unidade Organizacional:

Consulta; alteração; 

Inclusão; 

Exclusão, e reativação de Unidade Organizacional para fins da destinação correta dos bens dentro de cada esfera Unidade Gestora (UG).

 

Cadastro de Terceiros:

Consulta; 

Alteração; 

Inclusão; 

Exclusão;

Reativação para fins da doação, e transferência de bens para órgãos não SISG.

 

Inclusão de bens no SIADS grande porte:

Personalização de itens de materiais; 

Catálogo de materiais no sistema; 

Inclusão e implantação;

Faixa de números patrimoniais;

Inclusão de bens de forma manual dá-se em virtude de compras; 

Doações e transferências extra orçamentárias efetuadas durante a não efetivação do SIADS nas unidades Gestoras.

 

Entrada de Bens:

Apresentar as diversas formas de entradas. 

Consultas; 

Alteração;

Inclusão;

Exclusão;

Relatórios de entrada de bens.

 

Saída de Bens:

Consulta;

Alteração;

Inclusão; 

Exclusão e relatórios de saídas de bens.

 

Movimentação interna e externa de Bens:

Transferências internas e externas.

Consulta;

Alteração; 

Inclusão;

Exclusão de movimentações;

Relatórios diversos de movimentações.

 

Tabela de Contas Contábeis e Natureza de Despesa:

Visando a correta classificação no momento da aquisição ou implantação de materiais no SIADS.

Inventário de Bens:

Tipos de inventário;

A obrigatoriedade de inventário na aprovação de contas;

Periodicidade dos inventários;

Inventário como forma de controle qualitativo e quantitativo dos bens; 

Abordagem geral do inventário no SIADS Web.

 

Desfazimento de Bens:

Abordagem geral sobre doações na nova ferramenta Doações.gov; 

Inutilização; 

Alienação;

Baixa.

 

Doações.gov x SIADS:

Abordagem geral sobre doações de bens e seus reflexos nos sistemas patrimonial, contábil, com a implantação do SIADS.

Dados da Instituição

●     Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.

●     CNPJ: 18.133.018/0001-27          I.E.: 07.643.346/001-63

●     END.: Quadra 03, Conjunto A, Lote 42, Sala 402 - Planaltina, Brasília-DF

●     CEP: 73.350-301

 

DADOS BANCÁRIOS

 

●     Banco do Brasil: Ag: 1230-0   C/C: 125595-9

●     CADASTRADA NO SICAF

 

Observação

REQUISITOS MÍNIMOS RECOMENDADOS: 

Para o momento da prática no SIADS o aluno deverá ter acesso ao HOD e habilitação no SIADS para um melhor aproveitamento no curso.  

 

 

 

DEMAIS INFORMAÇÕES

 

A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!

 

Características:

●                   Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.

●                   Duração do curso: 16 horas

●                   Emissão do certificado em formato digital.

 

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:

 

Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:

●                   Computador com bom desempenho;

●                   Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;

●                   Webcam e microfone;

●                   Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone);

●                   Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.


Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.

 

AMBIENTE: 

 

Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.

 

ACESSO: 

 

Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.

 

METODOLOGIA:

 

O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.

 

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:

 

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento e depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracteriza infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Facilitadores

Professores

VALOR DA INSCRIÇÃO:

R$ 2.290,00 por participante

por participante.

BENEFÍCIOS:

Este curso inclui: ● Aulas em Ambiente Virtual - 100% Ao Vivo ● Material de apoio personalizado (apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download) ● 20 dias de Replay após a sua Realização ● Certificado de Conclusão

Download do arquivo em anexo

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