ChatGPT e Similares na Elaboração dos Documentos Fases de Planejamento (Na Prática) - Formalização da Demanda (DFD), Estudos Técnicos Preliminares (ETP), Matriz de Riscos, e do Termo de Referência (TR) nas Contratações Públicas

Realização

28 a 30 de maio de 2025

Carga Horária

20 h/a

Horários

8h30 às 17h30 (1º e 2º dia) 8h30 às 12h30 (3º dia)

Tipo

Presencial

Objetivos do curso

Capacitar os servidores que trabalham com contratações públicas, especialmente aqueles envolvidos na confecção do Documento de Formalização da Demanda (DFD), Estudo Técnico Preliminar (ETP), Matriz de Riscos e do Termo de Referência (TR), bem como os servidores das áreas demandantes, no uso eficaz de tecnologias de inteligência artificial, como o ChatGPT e ferramentas similares, para aprimorar a qualidade e eficiência na elaboração desses documentos essenciais para o processo de contratação pública.

Justificativa

Utilização do ChatGPT ou similares na confecção de trechos do DFD, do ETP, da Matriz de Riscos, e do TR, além do estudo da legislação, doutrina e jurisprudência do TCU. Cada aluno é convidado a elaborar em aula os artefatos citados utilizando a IA a partir de um objeto escolhido pelo próprio aluno.

Público-alvo

Servidores que trabalhem com contratações públicas (licitação, dispensa ou inexigibilidade), em especial os que confeccionam Documento de Formalização da Demanda (DFD), Estudo Técnico Preliminar (ETP), Matriz de Riscos, e do Termo de Referência (TR), e servidores das áreas demandantes.

Conteúdo Programático

I – Noções básicas de Chatbot com Inteligência Artificial (IA) e utilização na Administração Pública

 .         O que é um Chatbot com Inteligência Artificial;

a.       Quais os principais chatbots;

b.       O que já se sabe sobre a regulamentação do uso de IA na Administração Pública;

c.       Principais cuidados ao utilizar a IA na Administração Pública.

 

II – Utilização do ChatGPT e similares nos processos de contratação pública

 .         Principais possibilidades;

a.       Análise das vantagens e desvantagens de utilização de IA em cada etapa do macroprocesso de contratações públicas;

b.       Principais cuidados ao utilizar IA nos processos de contratação pública;

c.       “Receita de bolo” da utilização da IA.

 

III – Oficinas

 .         Elaborando o Documento de Formalização da Demanda (DFD) com apoio da IA;

a.       Elaborando trechos pertinentes do Estudo Técnico Preliminar (ETP) com apoio da IA;

b.       Elaborando a Matriz de Riscos com apoio da IA;

c.       Elaborando trechos pertinentes do Termo de Referência (TR) com apoio da IA.

 

IMPORTANTE:

É necessário que cada participante leve seu Notebook, para utilização durante o curso.

 

 

 

Dados da Instituição

● Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.

● CNPJ: 18.133.018/0001-27          I.E.: 07.643.346/001-63

● END.: Quadra 03, Conjunto A, Lote 42, Sala 402 - Planaltina, Brasília-DF

● CEP: 73.350-301

 

DADOS BANCÁRIOS 

 

● Banco do Brasil: Ag: 1230-0   C/C: 125595-9

● CADASTRADA NO SICAF

 

INFORMAÇÃO E INSCRIÇÃO 

● Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento

● capacity@capacitytreinamentos.com.br

● inscricao@capacitytreinamentos.com.br

● Fone: (61) 3049-3091

● Whatsapp: (61) 98442-1761

● Site: www.capacitytreinamentos.com.br

Observação

IMPORTANTE:

É necessário que cada participante leve seu Notebook, para utilização durante o curso.

 

 

CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO: 

 

A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.

Facilitadores

Professores

VALOR DA INSCRIÇÃO:

R$ 3.690,00 por participante

por participante.

BENEFÍCIOS:

INCLUSO: Material didático e de apoio, Pasta Executiva, Coffee Break e Certificado de participação.

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