Realização
04 a 05 de agosto de 2025
Carga Horária
16 h/a
Horários
8h30 às 17h30
Tipo
EAD
Capacitar os gestores da área de contratação de maneira prática e integrada, para a realização de Licitações
Profissionais que lidam com a Previdência dos Servidores Públicos (Regime Próprio de Previdência Social – RPPS) ou que pretendam adquirir conhecimentos sobre o assunto, tais como integrantes dos setores de gestão de pessoas, cadastro, folha de pagamento, análise de processos de concessão, manutenção e pagamento de benefícios previdenciários, atendimento aos servidores, consultoria/assessoria jurídica, financeiro, controle interno, controle externo, outros.
1. A unificação do estatuto de licitações
1.1. Os fundamentos, discussões e evolução normativa e jurisprudencial que culminaram na edição da nova lei de licitações;
1.2. Aspectos positivos e desafios para a implementação da nova lei;
1.3. Governança, Compliance e Integridade na nova lei;
1.3.1. Portaria Seges/ME 8.678/2021;
1.4. A vigência da Lei e a sua aplicação;
2. A fase interna da licitação
2.1. Os artefatos da fase de planejamento;
2.1.1. Plano de Contratações Anual – Decreto 10947/2022: diretrizes básicas para a sua elaboração – Sistema PGC;
2.1.2. O Documento de Formalização de Demandas (DFD) – base de governança das contratações públicas – quem deve elaborar, informações mínimas necessárias com base no Decreto 10947/2022;
2.2. Estudos Preliminares – obrigatórios ou não? Para todas as compras e serviços?
2.2.1. Um estudo sobre a IN 58/2022 ME/Seges.
2.3. Diálogos com o mercado;
2.4. Audiência pública;
2.5. Consulta pública;
2.6. Conteúdo mínimo dos estudos preliminares e do termo de referência;
2.7. Indicação de marcas;
2.8. Parcelamento como regra;
2.9. Exigência de amostras;
2.10. Carta de solidariedade.
2.11. Exigências de habilitação: jurídica, fiscal, econômico-financeira e técnica: novas regras e entendimentos do TCU e a AGU sobre o tema;
2.12. Participação de Consórcios, Cooperativas, Entidades Assistenciais;
2.13. Pesquisa de Preços – requisitos mínimos: IN 65/2021 ME/Seges
2.14. Orçamento Sigiloso;
2.15. Matriz de Riscos.
3. Termo de Referência e Projeto Básico: diferenças, conteúdo mínimo, hipóteses de uso;
4. O pregão: conceitos
5. Aspectos inovadores do pregão
5.1. Semelhanças e diferenças em relação à Concorrência.
5.2. Um estudo sobre a IN 73/2022 – Licitação pelo menor preço;
5.3. As fases de julgamento e habilitação: como realizar na prática;
5.4. Limites para correção de documentos e de proposta;
5.5. Fase recursal;
6. Agente da Contratação
6.1. Quem é o agente da contratação?
6.2. Requisitos para a investidura – limitações;
6.3. Competências do agente da contratação;
6.4. Atuação do agente da contratação na fase preparatória: possível?
6.5. Segregação de funções;
6.6. A divisão das responsabilidades entre o pregoeiro, equipe de apoio e outros setores envolvidos na contratação;
7. Estruturação do procedimento
7.1. Lote, item, grupo de itens;
7.2. Garantia de Proposta;
7.3. Intenção de Registro de Preços;
8. Publicidade - divulgação no PNCP:
8.1. Divulgação do edital e seus anexos
8.2. Publicidade dos contratos e obrigações de transparência
9. Fase externa da licitação:
9.1. Publicação do aviso;
9.2. A divulgação da licitação;
9.3. Impugnações, esclarecimentos e avisos - prazo para impugnação;
9.3.1. O que o pregoeiro/comissão deve fazer nas hipóteses de pedidos de esclarecimentos e impugnação fora do prazo?
9.3.2. Quando deve ser revogado o edital, repetido e reaberto o prazo;
9.4. Envio da proposta e dos documentos de habilitação;
9.5. Apresentação simultânea da proposta e documentos
9.6. Sessão pública; exame preliminar das propostas;
9.7. Etapa de lances;
9.8. Consulta ao SICAF;
9.9. Julgamento da proposta vencedora e negociação;
9.9.1. Critérios para a avaliação das propostas;
9.9.2. Diligências e correção x desclassificação: qual é o limite?
9.9.3. Critério de adjudicação x erros em valores individuais;
9.9.4. Possibilidade de correção sem aumentar o valor total – a visão do TCU a respeito;
9.9.5. Negociação, aferição de exequibilidade;
9.10. Requisitos de qualificação e de habilitação;
9.10.1. Limites às exigências de qualificação técnica e econômico-financeira;
9.11. Exigências de amostras, vistorias, e provas de conceito;
9.12. Adjudicação e homologação.
10. Recurso: intenção recursal; tempestividade; motivação válida.
10.1. Os limites à atuação da comissão/pregoeiro na análise dos recursos;
10.2. Intenção de recurso x mérito recursal;
11. Simulações práticas do compras.gov
12. Procedimentos auxiliares
12.1. Credenciamento;
12.2. Pré-qualificação;
12.3. Procedimento de manifestação de interesse;
12.4. Sistema de registro de preços;
12.5. Registro cadastral.
13. Registro de Preços
13.1. Fundamento legal e regulamentação pelos entes federativos;
13.2. Hipóteses de utilização;
13.3. Vantagens e desvantagens;
13.4. Características da licitação para registro de preços;
13.5. Procedimento prévio da Intenção de Registro de Preços – IRP:
13.5.1. Prazo, Obrigatoriedade, Análise pelo gerenciador, Consolidação do quantitativo e da pesquisa de preços, Inclusão de participante após a IRP.
13.5.2. Órgão gerenciador, órgão participante e órgão não participante;
13.6. Ata de Registro de Preços:
13.6.1. Vigência máxima da ata;
13.6.2. Alteração quantitativa e qualitativa do objeto registrado;
13.6.3. Adesões de órgãos/entidades não participantes (caronas):
13.6.4. Limites global e individual;
13.6.5. Adesão vertical;
13.6.6. Identidade entre o objeto registrado e aquele fornecido ao aderente
14. Hipóteses de dispensa de licitação;
14.1. As dispensas por valor;
14.1.1. Critérios para caracterização do fracionamento no caso das compras e dos serviços – subclasse do CNAE e outras alternativas;
14.1.2. Dispensas emergenciais – emergência fabricada – repercussões, limites de vigência dos contratos decorrentes das emergenciais;
14.1.3. Contratação de remanescente;
14.2. A realização da dispensa eletrônica nos termos da IN 67/2021 ME/Seges com simulação prática.
14.2.1. Sessão pública, procedimentos, prazos;
14.2.2. Credenciamento das empresas;
14.2.3. Envio de proposta por meio eletrônico;
14.2.4. Análise das propostas e negociação;
14.2.5. Julgamento e Habilitação (requisitos);
14.2.6. Adjudicação e Homologação;
14.2.7. Prazo de Pagamento;
14.2.8. Antecipação de pagamento na contratação direta.
● Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
● CNPJ: 18.133.018/0001-27 I.E.: 07.643.346/001-63
● END.: Quadra 03, Conjunto A, Lote 42, Sala 402 - Planaltina, Brasília-DF
● CEP: 73.350-301
DADOS BANCÁRIOS
● Banco do Brasil: Ag: 1230-0 C/C: 125595-9
● CADASTRADA NO SICAF
A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
● Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
● Duração do curso: 16 horas
● Emissão do certificado em formato digital.
REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:
Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
● Computador com bom desempenho;
● Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
● Webcam e microfone;
● Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone);
● Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
AMBIENTE:
Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
ACESSO:
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
METODOLOGIA:
O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.
CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.
Professores
R$ 2.790,00 por participante
por participante.
BENEFÍCIOS:
Este curso inclui: ● Aulas em Ambiente Virtual - 100% Ao Vivo ● Material de apoio personalizado (apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download) ● 20 dias de Replay após a sua Realização ● Certificado de Conclusão
Download do arquivo em anexo