Realização
21 a 25 de julho de 2025
Carga Horária
20 h/a
Horários
13h30 às 17h30
Tipo
EAD
Capacitar servidores públicos na preparação de licitações, com ênfase no planejamento e elaboração das peças licitatórias, visando obter os melhores resultados nas compras públicas e garantir que os interesses públicos sejam atendidos. O curso inclui a elaboração de Estudos Técnicos Preliminares, Termos de Referência/Projetos Básicos e Editais, além da análise de riscos que orientam toda a fase interna do procedimento licitatório. Serão realizados debates sobre temas e pontos controversos que envolvem a tomada de decisão no procedimento licitatório, em conformidade com a nova Lei de Licitações.
Membros de Equipes de Planejamento de Contratações, Fiscais e Gestores de Contratos, das esferas municipal, estadual e federal que atuam na preparação de licitações. Demais profissionais envolvidos direta ou indiretamente com contratações públicas.
Analisar e preparar a etapa interna (planejamento) do processo licitatório;
Conhecer a legislação e os princípios que norteiam as licitações públicas, juntamente com sua aplicação prática;
Compreender os objetivos gerais de uma licitação em conformidade com as interpretações do TCU;
Realizar uma Pesquisa de Preços de acordo com os parâmetros exigidos: experiência prática no PNCP e em plataformas privadas;
Definir as modalidades licitatórias;
Determinar as exigências editalícias;
Gerar os anexos que compõem o edital (inclusive Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência);
Proceder análises de risco em conformidade com modelos aceitáveis.
Legislação Aplicável a ser utilizada durante o evento:
* Lei 14.133/21
* Instruções Normativas IN 05/2017, INs 58/22,81/22, 73/20 e 65/21
* O curso também será permeado por decisões do Tribunal de Contas da União e de outros tribunais, judiciais e de contas, úteis ao desenrolar da abordagem.
Conteúdo pedagógico:
3.1 – TÓPICOS INTRODUTÁRIOS - VISÃO SISTÊMICA DAS LICITAÇÕES CONTRATOS SOB A LEI 14.133/2021
* Dever de Licitar;
* Licitação – Conceito;
* Finalidade da licitação;
* Princípios e Diretrizes.
* Visão geral das fases.
QUESTÃO PARA DISCUSSÃO: a definição dos agentes de contratação e suas implicações.
FASE PREPARATÓRIA (ou O PLANEJAMENTO DAS LICITAÇÕES)
* Identificação e justificativa da necessidade;
* Planejamento da licitação;
* Escolha entre Aquisição ou Locação;
* Justificativa da contratação;
* Pesquisa de preços;
* Valor estimado x Valor máximo;
* Melhor Preço x Menor Preço;
* Custo x Benefício;
* Sobrepreço, preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento;
* Reserva orçamentária;
* Aprovação do Ordenador de Despesa;
* Designação do Agente Público e/ou Comissão;
* Publicação da designação;
* Elaboração das regras do editalícias;
* Elaboração de Estudo Técnico Preliminar e Termo de Referência –
Preparação de Termo de Referência;
* Análise de Riscos;
* Criação de ANS – Acordo de Nível de Serviço;
* Parecer jurídico;
* Aprovação da autoridade competente.
ASPECTOS OPERACIONAIS RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO
a) Necessidade do bem ou serviço;
b) Apresentação e desenvolvimento da solução;
c) Identificação de todos os elementos constitutivos do serviço com clareza;
d) Soluções técnicas globais e localizadas de forma detalhada para atender as necessidades da Administração;
e) Identificação e definição dos tipos de serviços a executar;
f) Estudo dos materiais a serem utilizados na execução dos serviços com apropriações qualitativas e quantitativas;
g) Comparativo sobre atendimento às necessidades envolvendo aquisição ou locação.
OFICINAS PRÁTICAS
* Elaboração de ETPs;
* análise de riscos – exemplos de mapas de riscos baseados na NLLCA;
* Elaboração de TRs.
TEMAS SUPLEMENTARES:
- Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte: participação ampliada pela NLLCA?
- Sistema de Registro de Preços (questões essenciais que devem ser consideradas para a elaboração dos ETPs e Termo de Referência);
– Documentos de planejamento e dispensas baseadas em pequenos valores.
● Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
● CNPJ: 18.133.018/0001-27 I.E.: 07.643.346/001-63
● END.: Quadra 03, Conjunto A, Lote 42, Sala 402 - Planaltina, Brasília-DF
● CEP:73.350-301
DADOS BANCÁRIOS
● Banco do Brasil: Ag: 1230-0 C/C: 125595-9
● CADASTRADA NO SICAF
A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
● Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
● Duração do curso: 20 horas
● Emissão do certificado em formato digital.
REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:
Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
● Computador com bom desempenho;
● Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
● Webcam e microfone;
● Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone);
● Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
AMBIENTE:
Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
ACESSO:
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
METODOLOGIA:
O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.
CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.
Professores
R$ 2.690,00 por participante
por participante.
BENEFÍCIOS:
Este curso inclui: ● Aulas em Ambiente Virtual - 100% Ao Vivo ● Material de apoio personalizado (apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download) ● 20 dias de Replay após a sua Realização ● Certificado de Conclusão
Download do arquivo em anexo