Realização
31 a 04 de abril de 2025
Carga Horária
20 h/a
Horários
8h30 às 12h30
Tipo
EAD
O curso visa ao conhecimento do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI, a atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira e ao conhecimento teórico e prático sobre os assuntos abordados. Ao final do curso o aluno estará apto a:
- Entender a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação;
- Conhecer o ciclo orçamentário e financeiro e as rotinas respectivas no Siafi;
- Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização;
- Compreender os procedimentos da programação financeira;
- Diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, natureza de despesa, programa de trabalho, natureza da despesa, ptres, entre outros);
- Navegar no Siafi e acessar as principais tabelas administrativas, bem como efetuar consultas e lançamentos da execução orçamentária e financeira (Empenho, Liquidação e Pagamento);
- Entender o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber - CPR (Siafi WEB)
- Entender os procedimentos de execução da despesa (empenho, liquidação e pagamento) bem como os lançamentos dos documentos respectivos no Siafi;
- Executar solicitações, aprovações e liberações de recursos (Siafi WEB);
- Entender as espécies de Ordens Bancárias e suas aplicações para efetuar
Destina-se a atender aos envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, e profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.
Módulo I – Siafi: Apresentação, Conceitos Básicos e Tabelas
Os Sistemas Informatizados do Governo Federal Integrados ao Siafi: sistemas estruturantes e sistemas organizacionais;
Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso, Abrangência, Formas de Acesso, Segurança, Conceitos Fundamentais para Navegação e Principais Documentos Contábeis de Entrada de Dados, Modalidades de Consulta, Diagrama do Sistema (Árvore do Siafi), Menu Principal. 2. Acesso e Navegação no Siafi Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Gestora (UG), Crédito, Recurso, Fonte de Recursos.
Verbos
Transações de Informações do Sistema: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG), Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS)
Tabelas Administrativas: Tabela de Órgão (CONORGAO), Tabela de Unidade Gestora (CONUG). Exercícios Práticos no Sistema
Módulo II – Entendendo Orçamento por meio das Tabelas de Apoio no Siafi
Instrumentos de Planejamento: PPA, LDO e LOA – Papel, Estrutura e Prazos de Encaminhamento Aspectos Gerais da LOA: Estrutura do Orçamento, Conceitos Básicos, Créditos Adicionais, Ciclo Orçamentário
Classificadores da Despesa e as Tabelas de Apoio ao Orçamento: Unidade Orçamentária (CONUO), Programa de Trabalho (CONPT), Programa de Trabalho Resumido (CONPTRES), Fonte de Recursos (CONFONTE), Natureza da Despesa (CONNATSOF).
Conhecendo outros Classificadores Orçamentários (CONINDORC): Plano Interno, Indicador de resultado primário, Distinção entre crédito e recurso. Exercícios Práticos no Sistema.
Módulo III – Descentralização de Créditos e Empenho no Siafi
Fases da Execução da Despesa: Fixação, Descentralização de Crédito, Empenho, Liquidação e Pagamento.
Inclusão das dotações orçamentárias iniciais no Siafi.
Detalhamento o crédito disponível (DETAORC)
Descentralizando o crédito disponível (NC): Destaque e provisão.
Empenhando a Despesa (NE e ATULI): Modalidades de Empenho
Consultando Documentos da Execução Orçamentária: Consultando Nota de Dotação (CONND), Consultando Nota de Descentralização de Créditos (CONNC), Consultando Nota de Empenho (CONNE). Exercícios Práticos no Sistema.
Módulo IV – Subsistema Contas a Pagar e a Receber – CPR - SIAFI WEB
CPR: Apresentação. Vantagens do CPR. Conceitos Básicos,
Estrutura e Funcionamento.
Projeto Novo Siafi: Inovações; estrutura; plataforma.
CPR (SiafiWeb): Estrutura do CPR e navegação
Roteiro para inclusão, consulta e gerenciamento de compromissos. (INCDH, GERCOMP, DEMCOMP, CONTIPDH, CONSIT).
Módulo V – Sistemática de Pagamento e Modalidades de Ordens Bancárias
Ordenador de despesas.
Atualizando e Consultando o Domicílio Bancário da Unidade Gestora (ATUDOMBAN e CONDOMBAN), Cadastrando e Consultando Dados do Credor (ATUCREDOR e CONCREDOR). Cadastrando e Atualizando o Domicílio Bancário do Credor (ATUDOMCRED e CONDOMCRED). Características de Ordens Bancárias: Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro, Prazos de pagamento; Tipos de Relatório; Horários de emissão, fluxo de saída de recursos da conta única, pagamentos extra-Siafi e intra-Siafi.
Modalidades de ordens bancárias: Formas de preenchimento no CPR, Emissão, Principais Características, Cancelamento, Consulta.
OB com Lista de Credores (ATULC) e de Faturas (ATULF).
Estudo de caso prático com enfoque na rotina da OB Fatura.
Nova sistemática de ordem de pagamento (GEROP).
REQUISITOS:
Exercício profissional na área de pessoal, recursos humanos, contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de Siafi.
a) Aplicativo de criação, edição de planilhas e apresentações (Microsoft Office, Library Office etc);
b) Todos os computadores deverão ser configurados antecipadamente para que possam executar o SIAFI Operacional (Tela Preta) e SIAFI WEB; e
c) Recomenda-se, para uma melhor fluidez do curso, que cada computador utilizado tenha uma segunda tela instalada.
Capacity Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 18.133.018/0001-27 I.E.: 07.643.346/001-63
END.: Quadra 03, Conjunto A, Lote 42, Sala 402, Setor Residencial Leste, Planaltina, Brasília-DF
CEP: CEP: 73.350-301
Dados Bancários:
Banco do Brasil: Ag: 1230-0 C/C: 125595-9
CADASTRADA NO SICAF
A Capacity Treinamentos, através dos treinamentos online, proporciona ao cliente a mesma qualidade dos eventos presenciais, com interação entre professor e alunos em tempo real!
Características:
Aulas em ambiente virtual 100% Ao Vivo interativas.
Duração do curso: 20 horas
Emissão do certificado em formato digital.
REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS:
Antes do início da videoconferência, os requisitos abaixo listados devem ser avaliados para o bom funcionamento da plataforma e aproveitamento do curso. Recomendamos as seguintes especificações técnicas mínimas de hardware e software:
Computador com bom desempenho;
Conexão de internet via cabo e velocidade mínima de 10mbps;
Webcam e microfone;
Sistema de sonorização com qualidade (preferencialmente fone);
Navegador: Utilizar preferencialmente o Google Chrome ou as versões atualizadas do Mozila Firefox e Internet Explorer.
Importante: Se as especificações mínimas não forem atendidas, a qualidade da transmissão (áudio e vídeo) poderá ser comprometida.
AMBIENTE:
Curso ministrado em plataforma de videoconferência, totalmente ao vivo.
ACESSO:
Após a inscrição e confirmação de pagamento o participante receberá e-mail com instruções de acesso ao ambiente virtual e plataforma de videoconferência.
METODOLOGIA:
O curso será ministrado através de videoconferência, 100% ao vivo, em plataforma de transmissão online, com interação através de chat e possibilidade de participação ao vivo na transmissão, aulas expositivas e apostila em formato digital.
CONDIÇÕES GERAIS DE CONTRATAÇÃO:
A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização de fornecimento, depósito. O cancelamento da inscrição, por parte do participante, poderá ser realizado no máximo 07 (sete) dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que, após este prazo, deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. A Capacity Treinamentos reserva-se o direito em adiar, reagendar ou cancelar os cursos online se houver insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes em caso fortuito ou força maior, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral). Observação: Ao CONTRATANTE que vier a desistir da participação após o prazo de cancelamento da inscrição, independente da fase ou etapa, não será possível qualquer devolução de valores pagos e nem o cancelamento da nota de empenho.
Professores
R$ 2.390,00 por participante
por participante.
BENEFÍCIOS:
Este curso inclui: Aulas em Ambiente Virtual - 100% Ao Vivo Material de apoio personalizado (apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download) 20 dias de Replay após a sua Realização Certificado de Conclusão
Download do arquivo em anexo